Coordenador : Pedro Paulo da Silva Soares
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 395119.2206.49825.24052023
Departamento/Setor: MFL
Área Temática : Comunicação
Tipo: Eventos
Publico Alvo : Cientistas e cidadãos.
Local de atuação: • Bar e restaurante Tio Cotó: R. Alexandre Moura, 3, São Domingos. Niterói, RJ. CEP: 24210-200. • Cervejaria Masterpiece: R. Gavião Peixoto, 381, Icaraí. Niterói, RJ. CEP: 24220-121. • Vila Cervejeira: R. Prof. Heitor Carrilho, 250, Centro. Niterói, RJ. CEP: 24030-230. • Bar da Mafia: Estr. Francisco da Cruz Nunes, 9777, Itaipu. Niterói, RJ. CEP: 24340-000. • Calumma Pub: R. Trinta e Três, 120, Vila Santa Cecília. Volta Redonda, RJ. CEP: 27259-350. • Cervejaria Paranoide: R. Dep. Geraldo Di Biase, 666, Aterrado. Volta Redonda, RJ. CEP: 27213-08.
Objetivo
O público-alvo do projeto é o cidadão comum que poderá conhecer um pouco mais do que fazemos na universidade e o significado dos investimentos em ciência e tecnologia. Esse é o objetivo principal da proposta, aproximar cientistas e cidadãos, esclarecer dúvidas sobre diversos assuntos, e mostra à sociedade que o conhecimento e a ciência estão presentes no seu cotidiano. Além disso, mostrar a importância dos investimentos em ciência e tecnologia, passo fundamental para o crescimento e desenvolvimento de um país. Também poderão ser apresentadas soluções para o dia-a-dia que passa despercebido pelo público em geral, tudo se relaciona ao conhecimento científico.
Resumo
O Pint of Science Brasil anuncia o Festival de 2023 com a participação de 123 cidades em todo o país, incluindo 20 capitais estaduais e o distrito federal. O evento contará com mais de 600 pesquisadores e especialistas, que discutirão tópicos relevantes de diversas áreas do conhecimento em ambientes descontraídos, como bares e restaurantes. Este ano, o festival ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de maio, juntamente com outros 25 países, totalizando quase 400 cidades em todo o mundo. Por meio da iniciativa da UFF nas cidades de Niterói e Volta Redonda, o festival tem como objetivo tornar a ciência mais acessível à população e trará discussões sobre temas que vão desde a biologia, química, física e matemática até questões contemporâneas como política, direito e tecnologia. A programação do evento está sendo cuidadosamente elaborada para que todos possam desfrutar de uma noite agradável, aprendendo e debatendo assuntos relevantes para a sociedade. Com o lema Um Brinde à Ciência, o festival busca estabelecer um diálogo aberto e informal entre os cientistas e o público em geral, proporcionando uma experiência única e divertida. Além disso, o evento visa inspirar jovens estudantes e promover o interesse pela ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento da educação científica no país. Trata-se de uma oportunidade única para o público em geral interagir com a ciência de forma descontraída, aprendendo sobre as mais diversas áreas do conhecimento e debatendo temas de relevância social.